top of page

NOSSO PATRONO

MARIO QUINTANA

Poeta, tradutor e jornalista, Mario Quintana é o patrono da biblioteca da Coeducar.


A homenagem ao poeta se deu devido à data de inauguração da instituição ser no mesmo ano de sua morte, em 1994, pouco antes de completar seus 88 anos, em consequência de insuficiência respiratória e cardíaca. 


Solteiro e sem filhos, deixa Helena Quintana, sobrinha do poeta e a parente mais ligada a ele, a qual, disse que o autor sonhava viver até os 94 anos para assistir à entrada do século 21.


Nascido em Alegrete – RS em 1906, mudou-se para Porto Alegre quando jovem para estudar e trabalhar. Foi lá que publicou suas primeiras obras, as quais, somam mais de 20 livros, além das antologias e poemas.


Recebeu alguns prêmios, como o “Prêmio Machado de Assis” da Academia Brasileira de Letras, “Prêmio Jabuti”, entre outros.


Seu legado tem enorme significado na história da Literatura Brasileira.
 


Nascimento: 30/07/1906
Natural: Alegrete - RS
Falecimento: 05/05/1994

SALA DE LEITURA

A sala infantil da “Biblioteca Mario Quintana” disponibiliza um vasto acervo dos principais autores da literatura infantil. 


O acervo é organizado pelo sobrenome dos autores e seu mobiliário é adequado para o acesso das crianças.


Nesse espaço são realizadas rodas de leitura, troca de experiências literárias entre os alunos e projetos culturais com temas voltados à educação e seu cotidiano.


Os horários dos alunos são agendados regularmente para a realização de empréstimos, incentivando a rotina da ida à biblioteca, assim como a prática da leitura e interação entre os colegas de classe.

bottom of page