QUEM SOMOS
Cooperativa Educacional de Araraquara constituída em 4 de março de 1993.
Início das aulas 1º de março de 1994.
NOSSA HISTÓRIA
A ideia de criar uma cooperativa de ensino em Araraquara partiu de Dáphinis Pestana Fernandes e Antônio Carlos de Mello Franco, que a desenvolveram, como resultado de uma visita, em outubro de 1992, à recém criada Cooperativa Regional de Educação e Cultura de São José do Rio Preto, que sediava um encontro de cooperativas de ensino da região.
Com as informações e textos que colheu, Dáphinis começou a conversar com algumas pessoas de suas relações, propondo a criação de uma cooperativa de ensino, também em Araraquara.
Em dezembro de 1992, Dáphinis e seu grupo de amigos organizaram uma primeira reunião, para discutir a proposta à que compareceram poucos interessados dos muitos que foram convidados.
Não desanimaram e, em janeiro de 1993, realizaram dois encontros utilizando as instalações da Associação Comercial e Industrial de Araraquara – ACIA.
Nesses encontros, os que lideravam o movimento esclareciam aos pais convidados, o que é uma Cooperativa de Ensino e quais os princípios do cooperativismo. Colhiam a adesão de novos cooperados, discutiam formas de organização para conseguirem criar e construir uma escola até o início de março do ano seguinte. Os pais, então, distribuíram-se em diferentes comissões de estudo e planejamento para a fundação da cooperativa: Comissão Organizadora, Pedagógica, Divulgação/Educativa, Planejamento e Jurídica e desse modo começaram a buscar formas de viabilizar tais propósito.
Em 04 de março de 1993, contando com 301 cooperados, fundou-se aCooperativa Educacional de Araraquara e foi eleito o seu primeiro Conselho de Administração, em solenidade especial no auditório do campus da Unesp. O Sindicato do Comércio Varejista, a partir daí, começou a sediar a venda e o recebimento de parcelas de cotas, abrigando também as reuniões de esclarecimentos para novos cooperados, sempre às terças-feiras, às 20h.
Em terreno cedido em comodato, pela Prefeitura Municipal de Araraquara, foi realizada a construção do prédio para abrigar a escola, durante o segundo semestre de 1993 e início de 1994.
O QUE É COOPERATIVA
A história das cooperativas começa no início do século XIX na Inglaterra, quando a massa de operários passa a sentir os duros efeitos da relação desvantajosa estabelecida entre capital e trabalho, trazida pela Revolução Industrial.
Os trabalhadores perceberam que se eles se reunissem em cooperativas passariam a ter menos gastos, e até auferir algum lucro na venda de mercadorias.
Foi assim que surgiu a Rochdale Friendly Cooperative Society, uma cooperativa de consumo, que vendia mercadorias a preço mínimo e concedia um retorno sobre o lucro na proporção das compras efetuadas pelos clientes, obrigatoriamente seus acionistas.
De Rochdale, o movimento cooperativista se expandiu por toda a Europa, chegando logo depois, aos Estados Unidos.
Da expansão do cooperativismo decorreram dois outros fenômenos sociais importantes para as primeiras conquistas democráticas: O sindicalismo e a fundação dos partidos socialistas. Marx, no capítulo 13 de "O Capital" (1867), vê com simpatia a experiência incipiente das cooperativas.
Voltado primordialmente para a área de produção e consumo agrícola, o cooperativismo alcançou as diversas áreas da atividade humana, atingindo mais recentemente a Educação. Com as mensalidades com preços abusivos e o nível de ensino de baixa qualidade oferecido pelas escolas particulares, os pais resolveram associar – se em cooperativas, essas realmente sem fins lucrativos.
A ausência de finalidade lucrativa não é o único traço distintivo das cooperativas de ensino. Elas diferem das escolas particulares comuns também em muitos outros aspectos, como os que seguem:
- Buscam a autogestão por meio da participação de seus cooperados, corresponsáveis pelos seus resultados;
- Promovem a qualidade de ensino em permanente sintonia com a sociedade;
- Capacitam o educando para o exercício da cidadania;
- Conscientizam seus educandos quanto ao seu papel de agentes de transformação da sociedade;
- Estabelecem diálogos com a comunidade científica para a aquisição de tecnologia e produção de conhecimento;
- Incutem nos educandos valores éticos de comportamento humano e o compromisso com as questões sociais mais relevantes;
- Valorizam e estimulam as formas criativas de expressão artística;
- Desenvolvem mecanismos de ensino compatíveis com as necessidades individuais do educando, levando-os a se integrar harmonicamente com a comunidade;
- Despertam o sentimento do viver comunitário e do apoio aos mais carentes;
- Ensejam o aparecimento de lideranças democráticas.
Propósito:
- Promover a associação de pessoas em prol do fortalecimento de uma cooperativa de ensino, sem fins lucrativos, com o objetivo de oferecer melhor nível educacional associado a um custo acessível.
- Por meio da criação de uma escola, propiciar o desenvolvimento harmonioso dos processos educacionais de formação e de informação, de modo a estimular nas crianças e jovens a uma atuação social responsável, em que estejam presentes o exercício do senso crítico, da autonomia e a busca de valores e bens coletivos.
- Instituir e aplicar uma filosofia de educação que busque a renovação permanente, e que seja voltada para o desenvolvimento de uma consciência social, participativa, crítica, democrática e empreendedora.
ASSEMBLEIA GERAL
É o órgão supremo da Cooperativa e, dentro dos limites da lei e do seu estatuto, tomará toda e qualquer decisão de interesse da sociedade, vinculando a todos, ainda que ausentes ou discordantes. (Artº 16, do Estatuto da Cooperativa)
Assembleia Geral Ordinária:
Realiza-se no primeiro trimestre do ano e delibera sobre Prestação de Contas, Balanço, Relatório do exercício anterior, Demonstrativo de sobras financeiras ou perdas, Plano de Atividades da Cooperativa para o exercício seguinte.
Elege o Conselho Fiscal e o Conselho de Administração e todo quaisquer outros assuntos de interesse social, desde que mencionados em edital de convocação.
Assembleia Geral Extraordinária:
Realiza-se sempre que necessário, podendo deliberar sobre quaisquer assuntos de interesse da Cooperativa, desde que mencionados em edital de convocação.
VALORES
A criação de uma cooperativa educacional necessariamente está assentada sobre alguns princípios e valores coletivos que devem sempre orientar as relações interpessoais. São eles:
-Solidariedade
-Tolerância
-Participação
-Responsabilidade
-Colaboração
-Transparência
-Honestidade
-Integridade
-Ética
-Respeito
-Liderança
-Democracia
PROPÓSITO
- Promover a associação de pessoas para fundar uma cooperativa de ensino, sem fins lucrativos, com o objetivo de oferecer melhor nível educacional associado a custo acessível.
- Através da criação de uma escola, propiciar o desenvolvimento harmonioso dos processos educacionais de formação e de informação, de modo a estimular nas crianças e jovens uma atuação social responsável, em que estejam presentes o exercício do senso crítico, da autonomia e a busca de valores e bens coletivos.
- Instituir e aplicar uma filosofia de educação que busque a renovação permanente e que seja voltada para o desenvolvimento de uma consciência social, participativa, crítica, democrática e empreendedora.